Granjas em Iranduba e Manacapuru são notificadas pelo Ipaam para regularização ambiental
24/05/2025
(Foto: Reprodução) Ação conjunta com o Batalhão Ambiental tem objetivo de garantir que criação de aves cumpra a legislação ambiental. Ipaam notifica seis granjas no Amazonas
Divulgação/Ipaam
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) notificou seis granjas de pequeno porte em Iranduba e Manacapuru para regularizarem sua situação ambiental. A ação ocorreu na quarta fase da Operação Região Metropolitana, realizada entre 15 e 24 de maio, com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar.
Além das notificações, o Ipaam vistoriou duas granjas já licenciadas em Iranduba, com o objetivo de garantir que a criação de aves esteja em conformidade com a legislação ambiental. A fiscalização seguirá até que todos os produtores da região estejam regularizados.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O licenciamento ambiental, feito exclusivamente pelo Ipaam, é fundamental para que os criadores também possam obter a regularização sanitária junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). Sem essa licença, as granjas não podem operar legalmente.
Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a regularização é essencial para o desenvolvimento sustentável da avicultura no estado.
“Nosso objetivo é garantir que a produção ocorra respeitando as normas ambientais e sanitárias. Estamos prontos para orientar os produtores nesse processo”, disse.
O coordenador da Gerência de Fiscalização Ambiental do Ipaam, Marcelo Barroncas, destacou que a ação tem caráter preventivo, buscando evitar penalidades e reduzir riscos sanitários, como o surgimento de doenças que podem afetar a produção e a saúde pública.
O Ipaam também informa que pequenos produtores, com até 10 mil aves de postura ou área de confinamento de até 1.250 m², podem solicitar dispensa da licença ambiental via sistema eletrônico (Sislam). Após análise e aprovação, recebem um Certificado de Dispensa Ambiental.
A regularização ambiental das granjas ajuda a prevenir doenças como a gripe aviária, garantindo práticas que minimizam riscos à saúde animal e pública, mesmo que a licença não seja uma medida sanitária direta.
Ações são feitas com intuito de evitar casos de gripe aviária no Amazonas